Aparelhos Ortodônticos

Aparelho ortodôntico, quem acha que vai precisar, certamente vai consultar um ortodontista. A ortodontia é uma especialidade da odontologia cujo objetivo é o alinhamento dos dentes em busca de melhoria da saúde bucal e do sorriso. O ortodontista avalia cada caso e decide sobre os melhores procedimentos . A gravidade de cada caso é que vai determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado. O uso de aparelhos dentários é o método mais indicado. Eles podem ser móveis ou fixos.

Houve uma época em que as pessoas que usavam aparelho ortodôntico eram alvo de gozação. Os aparelhos eram de fato assustadores. Eles, entretanto, evoluíram, ficaram mais confortáveis e atendem às exigências estéticas de seus usuários. Conseguem conciliar a beleza e a necessidade da correção dos dentes desalinhados. Existem alguns que dão status de elegância e bom gosto aos seus usuários!

Ortodontia remete à ideia de aparelhos para corrigir o desalinhamento dos dentes, que são os casos mais frequentes atendidos por estes especialistas. A especialidade, contudo, não se limita aos dentes. Ela, na verdade é bem mais abrangente e pode ser definida como uma especialidade que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.

Ofato é que o aparelho ortodôntico acaba se tornando um acessório de beleza, como os óculos, por exemplo. Por isso, de acordo com a vaidade de cada pessoa, a cor e modelo podem fazer diferença. Os aparelhos podem ser prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis. Existem muitos tipos mas podemos genericamente dividi-los em aparelhos fixos e móveis.

Aparelho Ortodôntico Fixo

Esse é o tipo mais comum. Possui bandas, fios e/ou braquetes. Os dentes são puxados, com movimentos graduais em direção à posição correta. Eles não podem ser removidos pelo paciente.

Aparelhos Ortodônticos Fixos Estéticos

Possuem a mesma função que o aparelho de metal: corrigir dentes tortos e desalinhados. Esse modelo é feito de materiais transparentes, gerando assim uma melhor estética quando comparado ao aparelho de metal. Os braquetes são feitos, em geral, de policarbonato, porcelana ou safira. Além de super discretos, eles não desgastam e garantem mais segurança e beleza ao sorriso do paciente.
A procura por esse tipo aumenta constantemente. É uma excelente opção para quem quer e precisa corrigir a má formação sem abrir mão da estética e da aparência.

Aparelhos Ortodônticos Móveis

São Muito eficazes para crianças com ou sem dentição definitiva, até uns 12 anos de idade. O aparelhos móveis têm a função de manter os dentes na posição correta. Por isso, eles são indicados para uso após a retirada dos aparelhos fixos. Mesmo sendo seja móveis não dispensam uso constante. Deixar de usá-los regularmente pode comprometer o resultado do tratamento.

Extensor Palatino

Não é muito conhecido, mas o expansor palatino é também um tipo de aparelho. O objetivo é corrigir a largura do palato (céu da boca). É indicado em jovens para corrigir mordidas cruzadas, ou seja, quando a região posterior do arco superior está mais estreita do que a região do arco inferior. Pode também proporcionar ganho de espaço para dentes anteriores encavalados.

Para obter o mesmo resultado em adultos, muitas vezes é necessária uma intervenção cirúrgica. Por isso, é importante que os pais levem seus filhos ao ortodontista o mais cedo possível, quando se depararem com este tipo de problema.

Aparelhos Alinhadores

Mais usado em tratamentos odontológicos estéticos, os alinhadores são quase invisíveis, bastante sofisticados e feitos sob medida. Os alinhadores permitem um tratamento higiênico, preservando a estética, com menos dores e mais eficiência nos resultados.

Aparelho Lingual

Indicados para casos mais simples, de curta duração. Ele também é considerado um aparelho da ortodontia invisível, já que os braquetes são colados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua, ou seja, os dentes escondem o uso do acessório. Tem a mesma função de um aparelho fixo. Além do ganho estético, o modelo é indicado para praticantes de esportes de maior contato, já que uma pancada na região da boca pode provocar traumas.

Então, precisando ir ao ortodontista ou levar alguém de sua família? Entre em contato, agende uma avaliação. Temos profissionais competentes e atualizados!

 

Quando quiser, clique no botão e fale conosco pelo whatsapp